Mais notíciasNotícias

Mantendo-se a obrigatoriedade de apresentação de teste para qualquer passageiro (com mais de 2 de idade) e continuando ser aceite o teste RT-PCR realizado nas últimas 72 horas anteriores ao embarque, passa a ser aceite o teste rápido de antigénio (TRAg) realizado nas 24 horas anteriores ao embarque.

Os comprovativos de realização laboratorial de teste rápido, devem indicar, obrigatoriamente, o conjunto de dados normalizados acordados pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia.

Apenas são admitidos os testes de antigénio (TRAg) que constem da lista comum de testes para despiste da doença COVID-19 no espaço comunitário (https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/preparedness_response/docs/covid-19_rat_common-list_en.pdf).

Os passageiros que embarquem com comprovativo de realização de teste rápido que não cumpra os requisitos acima descritos, deverão realizar novo teste à chegada, antes de entrar em território continental, a expensas próprias, devendo aguardar no interior do aeroporto até à notificação do resultado.

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Doutor José A. Palma Caetano, ilustre membro da comunidade portuguesa na Áustria.


Leitor de Português na Universidade de Viena desde 1962, desempenhou essas funções no Instituto de Romanística e no Instituto de Formação de Tradutores e Intérpretes, cargo que exerceu até à sua aposentação, em 1996. Entre 1969 e 1984, foi também leitor de Português na Universidade de Graz.

Igualmente na Áustria, foi Presidente da Sociedade Austro-Portuguesa (ÖPG), entre 1962 e 2006, que nasceu dos esforços e grande dedicação do Prof. Palma Caetano e das crianças da Cáritas que, já em 1950, haviam criado o “Clube dos Pequenos Portugueses em Viena”, mais tarde apelidado de “Clube dos Amigos de Portugal”.


Autor de vários livros de ensaio e poesia, bem como de artigos publicados em revistas e coletâneas de estudos, cabe destacar as suas obras sobre as “Relações entre Portugal e a Áustria – Testemunhos Históricos e Culturais” e “Um Laço de Amizade entre Portugal e a Áustria”.


Em reconhecimento do seu contributo ao aprofundamento das relações culturais entre ambos os países, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e com a Insígnia de Ouro da República da Áustria (Goldenes Ehrenzeichen für Verdienste um die Republik Österreich).


À família enlutada, apresentamos as mais sentidas condolências.

Contactos

Opernring 3/1
A-1010 Viena
Áustria
(Chancelaria)
Opernring 1/R/1
A-1010 Viena
Áustria
(Secção Consular)
(0043) 1 586 75 36 (Chancelaria)
(0043) 1 585 37 20 (Secção Consular)
viena@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.viena@mne.pt (Secção Consular)

Mais informação